



Cartas contempladas
Uma carta contemplada nada mais é do que o documento que o consorciado recebe quando é sorteado ou oferta um lance vencedor em seu grupo de consórcio. Também chamado de carta de crédito, é o que permite realizar a compra do bem ou a contratação do serviço desejado.
Qual o risco de comprar uma carta de crédito contemplada?
Ainda que a venda da carta de consórcio contemplada seja prevista legalmente, é simplesmente impossível ter certeza, logo de cara, que o vendedor é confiável. Afinal, infelizmente existem pessoas que utilizam dessa atividade para aplicar golpes, causando grandes perdas financeiras às vítimas.
Quanto vale uma carta ?
Quanto custa comprar uma cota contemplada? O valor varia de acordo com a quantidade de parcelas já pagas e o valor da carta de crédito. Há cobrança de um ágio de aproximadamente 30% sobre o total do bem. Por exemplo, uma cota de consórcio com carta de crédito de R$ 200.000,00 tem cinco parcelas de R$ 2.000,00 pagas.
É crime vender ?
Comprar uma cota contemplada é legal? O maior questionamento dos interessados em comprar ou vender uma cota contemplada é se eles estão infringindo alguma lei. A resposta é não.
Como funciona comprar carro com carta ?
Com a carta em mãos, o contemplado por ir até a concessionária de sua preferência para escolher o veículo, com total liberdade. Basta fazer a comunicação à administradora, de acordo com o estipulado em contrato. Negócio fechado, a administradora fará o repasse do valor ao vendedor, efetuando o pagamento.
Quando for contemplado o consorciado pode pegar seu crédito em dinheiro?
Sim, é possível ao consorciado que foi contemplado com a carta de crédito pegar o dinheiro ao invés de adquirir o bem inicialmente pretendido. Quem optar pelo dinheiro, precisa conhecer duas regras estabelecidas pelo Banco Central (Bacen), entidade que regulamenta os consórcios no país.
É possível comprar um carro com duas cartas de crédito?
Sim. Para adquirir mais de uma carta de crédito, é necessário que o cliente comprove a renda e a capacidade financeira para honrar com as obrigações. A Embracon, por exemplo, exige renda igual ou superior a 3 vezes o valor das parcelas somadas.
.png)